Mixórdia culinária

Pizza... sem nada de exótico. Estranho né?

Trata-se de uma receita p/ pizza pan, mais conhecida como 'tipo Pizza Hut', marca que popularizou a massa de característica fofa e alta. Como gostei muito do resultado, resolvi compartilhar. Há várias receitas circulando pela internet, mas a que utilizei é esta: http://kidilicia.blogspot.com.br/2010/04/pizza-hut-massa-pan.html

Pizza usando-se a massa dividida em 2 discos.


Segui as instruções exatamente como explicado, exceto em 2 detalhes:
1 - Não tenho batedeira planetária, então sovei a massa à mão
2 - Reduzi a quantidade de 1/2 xícara de óleo a ser despejada na forma. Apesar da autora dizer p/ não diminuir 'pois a pizza não ficaria igual', 
ignorei veementemente (me recusei a assar uma pizza chafurdando em óleo). Reduzi essa quantia a 1/4 de xícara no máximo (ou o suficiente pra cobrir o fundo da forma, espalhando com pincel). A massa cresceu e ficou com o fundo tostadinho da mesma forma.

Acima, a massa já sovada e pronta pra crescer. Misturei os ingredientes como na ordem indicada pela receita. À mão, o macete é misturar as 2 col. de óleo depois que todos os outros ingredientes já estiverem mais ou menos misturados (é o óleo que fará a massa parar de grudar e dará essa aparência lisinha). Não será preciso acrescentar mais farinha além das 4 1/2 xícaras - a quantia dá certinho.


Aqui, a massa após repouso de 1 hora, já cortada e pronta pra abrir 2 discos  (faça um só, caso queria uma pizza HIPER alta.) Ela fica 'colando' um pouco, mas a consistência é assim mesmo, meio mole - só precisa colocar um pouquinho de farinha na mesa pra trabalhar a massa sem que ela grude na mesa ou no rolo.

 O resultado é muito bom - uma pizza fofa e leve, porém com 'sustância'. Receita fácil, basta seguir direitinho as instruções. Só não sou fã de batedeiras pra fazer massas (mesmo que tivesse planetária) - sem o tato, fica difícil saber o ponto certo. Particularmente acho mais prático fazer à mão (até porque sovar massas é uma excelente terapia).

Pizza usando-se toda a massa pra fazer um único disco.