Ou vai ou racha.

Cansei de ter meus dedos esmagados dentro de sapatos apertados (botas sádicas, especialmente). OK, a teimosia foi minha em comprar - acontece que me apeguei aos infelizes de tal forma que me desfazer deles NÃO é uma opção. Vão ter que caber no meu pé, custe o que custar (só não vale cortar os dedos fora). Ou melhor: VÃO ter que ficar no meu pé sem que meus dedos sejam moídos quando caminhar. Decidi mandar todos os algozes no sapateiro - dizia ele ter uma tal forma mágica que alarga sapatos. Escolhi começar com uma botinha preta estilo botina, que adoro - mas sempre massacra meu pé se tento andar mais tempo com ela. Depois de 4 dias 'engordando' (com uns bagulhos estranhos que ele meteu junto da forma; a bota ficou parecendo uma lata com botulismo), fui buscar a diaba crente que meus problemas haviam acabado. Saí com ela no mesmo dia. Resultado: dedos amassados e uma bolha no dedinho. Levei de volta no sapateiro pra dizer que ela continuava surrando meus dedos, certa de que ele iria deixar mais alguns dias alargando e tudo ficaria bem. Aí ele me diz que a forma NÃO chega até o bico da bota (e olha que o da minha é quadrado) e logo não tinha como lassear nos dedos. 'Se eu tivesse dito que o problema era ALI ele teria avisado que não dava'. Isso, claro, depois que já havia pago os 5 reais - SÓ aí ele me conta desse 'detalhe', né (pra que diabos serve uma forma que NÃO lasseia nos dedos, 99% do problema em todo sapato apertado, não sei). Poderia ter orientado ANTES, já que o profissional é ele (em tese). Ou talvez não: EU deveria ser vidente e estar ciente disso tudo, óbvio. Então tá. Amaldiçoei até a sétima geração do sapateiro, mas como não desisto e sou mais teimosa que uma mula cega e aleijada, parti pro plano B: há tempos venho rondando um alargador de sapatos no eBay, que diz lassear o calçado tanto na lateral quanto no comprimento, entre 0,5 e 1cm. ESSE atinge a região dos dedos, pelo menos. Como o indivíduo tornou-se morador permanente na minha 'watchlist', hoje por acaso vi que haviam baixado o preço de 3.00 dólares pra 0.99. Não perdi tempo: mandei ver no 'buy it now'. Resta saber o desfecho da peleja, mas isso vai ter de aguardar algumas semanas até eu receber o aparelho e testar numa das minhas botinhas matadoras:

Quem tiver sapatos torturadores e quiser testar um também pode comprar por U$0.99 + 4.60 de frete no link: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=140499907818&ssPageName=ADME:L:COSI:US:1123