Agetel 2018 e o bafafá da nota de corte



Não é novidade que, a cada grande concurso aplicado, abre-se uma nova temporada de especulações pós-prova: todos confabulando sobre o nível de dificuldade, os desempenhos pessoais e, principalmente, a tão falada "nota de corte".

O bafafá da vez é o concurso para Agente de Telecomunicações da Polícia Civil de SP, realizado no último domingo (1 de julho de 2018).

Alimentando a fofocaiada toda, há "concurseiros aprovados em vários concursos" ou "ou ex-concurseiros empossados", fazendo as vezes de gurus em canais no YouTube e aproveitando a oportunidade pra disseminar seus achismos. Não suficiente, tentam fundamentá-los através de métodos pseudo-estatísticos, fazendo comparações sem pé nem cabeça: tinha gente mostrando dados de provas aplicadas há CINCO anos atrás, em 2013 - com editais, exigências e número de vagas totalmente diferentes - e sem fazer qualquer normalização de dados (regrinha básica na estatística). Usaram até a prova de 2011 - de SETE anos atrás - feita pela Acadepol (e não Vunesp), cujo conteúdo e nível de dificuldade eram muito diferentes, inclusive na parte de português, que exigia conhecimentos teóricos de gramatica.

De repente, todo mundo com uma planilha eletrônica ou uma tabelinha de dados é estatístico profissional. Não é assim que funciona e, pra começo de conversa, estamos em outra época: o contexto político, social e econômico de hoje é muito diferente do que era em 2013 ou 2011.

Hoje em dia, ser 'concurseiro' parece ter sido elevado ao patamar de 'profissão' (nada contra estudar pra concursos, eu também estudo - mas daí a achar que isso te torna professor, 'coach' ou pior: estatístico...). Isso é reflexo de outra 'nova profissão': o "YouTuber" - pessoa que abre um canal e começa enviar vídeos de tutoriais, aulas e afins acerca de sua "especialidade", arrecadando uma boa graninha com isso. Naturalmente, quanto mais visualizações/ popularidade tiver um canal, maior será o retorno financeiro.

Muitos concurseiros aproveitaram a onda e também viraram 'YouTubers', criando conteúdo para o público 'concurseiro', abrangendo temas feitos sob medida para desesperados pós-prova, pessoas em busca fórmulas mágicas ou gurus motivacionais e - não poderiam faltar - os famosos paraquedistas. Nesse bolo, entram também aqueles que só querem polemizar: "ver o circo pegar fogo".

Venho acompanhando no YouTube a repercussão do concurso para Agetel desde o último domingo. O site tornou-se picadeiro de circo: ansiosos, desinformados e outros tantos mal-intencionados comentando loucamente todo tipo de asneira, fazendo cálculos sem fim a respeito de notas e pontuações mínimas. Enquanto isso, donos de canais voltados a concursos não perdem tempo: postam suas 'possíveis notas de corte'. Alguns, pra passar mais credibilidade, assumem ar intelectual, sentados defronte ao notebook (não passa de mero enfeite no cenário), munidos de planilhas/ cadernos em mão, filosofando sobre suas "análises" (usando aqueles mesmos dados defasados e aleatórios que citei mais acima). Chega a ser cômico.

E o pior é que o pessoal acaba comprando esse tipo de conteúdo.

Em cada vídeo, segue-se uma enxurrada de comentários pessimistas, curiosos, perdidos no tiroteio (gente que sequer leu o edital). Alguns perguntando onde encontrar a prova ou o gabarito e quem vai postar a nota de corte oficial (fico me perguntando como o individuo conseguiu se inscrever e ainda mais achar o local de prova, nesse caso). Aparecem ainda os que dizem ter obtido pontuação alta, procurando comentar como "quem não quer nada", fazendo beicinho: ain, tirei só 99,9% será que passo? Puro exibicionismo.

Pros YouTubers concurseiros, esse circo é ótimo: quanto mais os usuários polemizam, mais o assunto viraliza - quanto mais repercussão, naturalmente, mais views e exposição ganham. 

Curiosamente, o concurso de Papiloscopista da PCSP, realizado no mesmo dia, rendeu parcos comentários. 

Agora, um outro viés: lembremo-nos dos sites onde se pode criar um ranking informal de notas. Usuários se cadastram e preenchem o gabarito - a partir daí, é possível estimar a nota de corte. O mais popular é o "De Olho na Vaga". É mais fiável do que os achismos de concurseiros de YouTube, já que utiliza métodos estatísticos matemáticos/ inteligencia artificial. Pra quem tem dúvidas sobre a confiabilidade na margem de erro, recomendo verificar os resultados de concursos anteriores: na maioria dos casos, a estimativa da nota de corte ficou bem próxima.

A ideia do site em si é boa e funciona. O grande problema está nos usuários: muitos podem fraudar o gabarito inserido e não há como assegurar que, de fato, o indivíduo prestou o concurso. É obrigatório preencher o CPF no cadastro, pra evitar que uma mesma pessoa faça vários usuários diferentes - no entanto, isso não é suficiente pra impedir falcatruas. Com certeza o site tem ciência dessa vulnerabilidade, implementando medidas para amenizar a influencia negativa destes '171' em seus cálculos.

No entanto, devido à polêmica gerada acerca do concurso de Agente de Telecomunicações (retroalimentada, sem parar, no YouTube e afins), muito possivelmente o contingente de pessoas mal-intencionadas inserindo gabaritos falsos no site estará acima do normal. Assim como vários podem mentir sobre a nota que tiraram em fóruns e comentários internet afora, muitos destes podem inserir falsos gabaritos com único objetivo de aumentar a margem da nota de corte. Não sei a motivação por trás (pra mim, é uma baita perda de tempo), mas não tenho dúvidas de que muita gente faz isso.

Assim, sem mais delongas - já que o texto ficou longo - o recado vai pra você, candidato que realmente estuda a sério e tem bom senso: reflita sobre os fatos aqui expostos e não entre nessa histeria coletiva. Permaneça longe desses sites e canais promovendo discussões virtuais, cheias de achismos e desinformação. Não se contamine com esse tipo de conteúdo (nada saudável, por sinal) que só traz perda de tempo.

Enquanto aguarda o resultado, use seu tempo de forma construtiva: continue a estudar, coloque em dia aquelas séries, livros e filmes que você não tinha tempo pra desfrutar antes da prova, etc - será muito melhor investimento.

Por fim, aqui vai o único vídeo interessante - e realista - sobre os concursos da PC SP que assisti nesse período. Vale a reflexão.





Atualização

Saiu hoje, dia 3/8/18, a nota de corte oficial para Agetel: 70 acertos. No de Olho na Vaga, a nota estimada ficou bem próxima: 71 acertos.