Literatura: Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex

Confesso que minha paciência pra ler ultimamente anda às mínguas - ademais, são poucos os livros que conseguem me capturar de tal maneira em que fique imersa de verdade na leitura. 'Holocausto Brasileiro' - resultado do árduo trabalho de pesquisa jornalística de Daniela Arbex - é uma dessas raridades. Melhor livro que li (e reli) em muitos anos: aquele tipo em que, uma vez iniciado, não se consegue largar - no caso deste, motivada por tamanha indignação, incredulidade e revolta, crescentes a cada página. 



Deveria ser leitura obrigatória a todo brasileiro - primeiramente, pela tradição em 'analfo-passado-betismo': desconhecermos a história do nosso próprio país, característica cultural já crônica e recorrente que precisa ser extinta (aposto como 99% de nós sequer sabe que esse manicômio existe - eu, inclusa, nunca havia ouvido falar no Colônia até me deparar com este livro à venda num site, em 2013); segundo: os relatos no livro são convite à uma reflexão existencial necessária (sem eufemismos: uma patada na cara) para muita gente alienada e (mal) acostumada a viver numa redoma no país das Maravilhas, absortas com suas preocupações mundanas, sempre a protagonizar chiliques e exigências por coisas totalmente banais. Uma dose de humildade sempre faz bem a qualquer pessoa.

Não precisamos importar desgraça alheia para nos sensibilizar, aqui dentro mesmo tem coisas tão (ou mais) tristes quanto qualquer relato da 2ª guerra. Sou do tipo 'durão', que dificilmente se abala com filmes ou livros - porém é impossível ler 'Holocausto Brasileiro' sem sentir um nó na garganta, no mínimo. Segue link com um pouco do que o leitor vai encontrar: